Dia: 17 de janeiro de 2025

  • Nota de pesar

    Nota de pesar

    Com infinito pesar, o Esporte Clube Bahia SAF comunica o falecimento do jornalista Bruno Queiroz, aos 34 anos.

    Na Comunicação do clube desde 6 de fevereiro de 2019, Bruno colecionou amigos, contou histórias e ajudou a escrever e a levar ao torcedor feitos do seu time de coração. Em projetos pioneiros, em nomes de ações, no trabalho do dia a dia, nos mínimos detalhes, lá permanecerá a genialidade (e os trocadilhos) de quem fez do jornalismo e do Bahia uma paixão profissional.

    Filho, esposo, irmão, tio, primo, sobrinho, padrinho, amigo para todas as horas, Bruno nos deixa de forma prematura, mas com um enorme legado na imprensa esportiva da Bahia e na vida de quem teve a sorte de cruzar seu caminho.

    Uma pequena caminhada ao seu lado no CT ou na Fonte Nova era o bastante para que, por meio de abraços e cumprimentos, ficasse claro o quanto era querido pelo corpo de colaboradores do Tricolor.

    Bruno nos deixa após uma luta de mais de dois anos contra o câncer. Ao longo do tratamento, seguiu trabalhando no dia a dia do clube, inspirando e ganhando cada vez mais torcedores. O carinho da Nação foi mais um merecido prêmio para quem se recusou a desistir e repetia bravamente o quanto era bom viver.

    É dele a autoria da frase “o que me cura todo dia é o Bahia”, que se tornaria símbolo de sua luta na partida que selou a permanência da equipe na Série A, em 2023. No ano seguinte, a frase virou camisa oficial do Esquadrão e, por escolha de Bruno, com parte da renda revertida para as Obras Sociais Irmã Dulce.

    Enlutado, o Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade a amigos e familiares, ao tempo em que se compromete a manter vivo o legado humano, gentil e perseverante de quem ajudou a escrever a nossa história.

    BBMP! Bora Bruno Minha Porra! Pra sempre.

    “Viver é se entregar, ser honesto, errar, aprender e perdoar. É confiar, acreditar e ter fé”.

  • Sub-15

    Sub-15

    O Bahia estreou com triunfo na Copa Conexão SP Nordeste Sub-15. Os Pivetes de Aço venceram o São Paulo por 3 a 2, em Guarulhos, e começaram com o pé direito na competição amistosa que reúne as principais categorias de base de São Paulo e do Nordeste. Os gols da base do esquadrão foram marcados por Caio Lino, João Vitor e Marcelo Nicácio.

    Na próxima rodada, os Pivetes de Aço enfrentam os Meninos da Vila neste sábado (18), às 10h30, também em Guarulhos. Após o duelo contra o Santos, o Bahia encerra sua participação na primeira fase da competição no domingo (19), às 9h, contra o Palmeiras.

    A edição deste ano da Copa Conexão SP Nordeste Sub-15 foi dividida em dois grupos de três equipes. No Grupo A estão Palmeiras, Santos e São Paulo, enquanto o Grupo B é formado por Bahia, Sport e Fortaleza. Os times de uma chave enfrentam os da outra, e os líderes de cada grupo avançam para a grande final.

  • Matheus Bahia

    Matheus Bahia

    O Esporte Clube Bahia SAF comunica oficialmente o novo empréstimo do jogador Matheus Bahia para o Ceará.

    O lateral, que em 2024 também defendeu a equipe cearense, foi emprestado por mais uma temporada, com opção de compra ao fim do vínculo.

  • Mulheres de Aço

    Mulheres de Aço

    O Esporte Clube Bahia SAF anuncia a contratação de três novas atletas para o elenco das Mulherea de Aço.

    Mari Pires, de 34 anos, defendeu o Cruzeiro nas últimas três temporadas, período em que conquistou dois campeonatos mineiros. No clube de Minas Gerais, Mari entrou em campo 65 vezes e marcou nove gols, além de nove assistências.

    Antes do Cruzeiro, a meia vestiu a camisa do Internacional por três temporadas. Lá, foram 64 jogos, 17 gols e três assistências.

    Mari tem passagens também por times como o 3B da Amazônia, São José e Santos. Ela é campeã amazonense, mineira e gaúcha.

    Camila Barbosa

    Camila, de 22 anos, estava no Olimpia, do Paraguai, e chega para ser mais uma opção na zaga do Bahia. No clube paraguaio, ela marcou dois gols em 22 jogos.

    A atleta já defendeu a seleção paraguaia em seis oportunidades e marcou um gol.

    Helô
    Com 21 anos de idade, Helô passou pelo Corinthians, Santos e Fluminense na base. Ainda pelo clube carioca, fez a sua estreia como profissional. No ano passado, a jovem estava no Athletico Paranaense.

  • Mais um dia

    Mais um dia

    Os atletas do Tricolor seguem em ritmo forte de preparação para a temporada 2025.

    Na manhã desta sexta (17), entre academia e campo, o grupo participou de uma ativação.

    No primeiro movimento com bola do dia, com o espaço separado em três estações, a comissão técnica aplicou um exercício de finalização.

    Depois, usando parte do grupo, o treinador Rogério Ceni aprimorou a construção ofensiva, a partir do goleiro. Os demais, com o auxiliar Charles Hembert, participaram de um trabalho voltado para linha defensiva.

    Por fim, com 11×11, o comandante fez um treino tático.

    O zagueiro David Duarte e o atacante Willian José estiveram em campo em parte do treinamento e depois fizeram um complemento físico e técnico especial.

    Iago Borduchi fez nova atividade dentro da transição.

    Gabriel Xavier e Ramos Mingo trabalharam na academia.

  • Coletiva

    Coletiva

    Em entrevista coletiva, após a derrota por 1 a 0 para o Atlético de Alagoinhas, na Arena Fonte Nova, o técnico do sub-20 do Bahia, Leonardo Galbes fez uma análise sobre o desempenho da equipe alternativa, mesclando atletas da base e do profissional.

    A partida foi válida pela 2° rodada do Campeonato Baiano. Galbes apontou o momento final das jogadas como um fator determinante.

    “Faltou calma no último passe. Estivemos próximos do gol adversário em diversas oportunidades, mas, talvez pela ansiedade, ou pelo desgaste físico acumulado do jogo pesado de domingo, não conseguimos concluir as jogadas com a precisão necessária”.

    Galbes destacou que a equipe teve bons momentos durante o jogo, mas não conseguiu ser agressiva quando precisou.

    “O nosso jogo foi controlado, com boa posse de bola, mas faltou definir melhor quando chegamos perto da área do adversário”.

    “A rotação dos jogadores foi afetada pelo jogo de domingo, e as mudanças aconteceram no momento que achamos ser o mais adequado para melhorar a dinâmica do time”.

    O Bahia volta a campo no domingo (19), quando vai até Jacobina enfrentar a equipe de mesmo nome da cidade, às 18h30.

    foto: Letícia Martins/ EC Bahia