Dia: 23 de janeiro de 2025

  • “Fomos bem”

    “Fomos bem”

    O técnico Rogério Ceni, do Bahia, fez uma análise positiva da goleada por 4 a 0 sobre o Sampaio Corrêa na noite desta quinta (23), na Arena Fonte Nova, pela primeira rodada da Copa do Nordeste.

    Para o comandante, apesar dos poucos dias de trabalho, a equipe cumpriu o seu papel e teve uma boa atuação.

    “Dentro de dez dias de trabalho nosso na Espanha e poucos treinamentos aqui, fomos bem. Mudamos a maneira de jogar, mais transições. Poderíamos ter encontrado um meio termo para o meio de campo jogar mais. No final do primeiro tempo cansamos, baixamos um pouco ali. Mas dentro do que a gente esperava foi um bom jogo, bom resultado em especial. Algumas coisas ajustáveis de jogadores que não estiveram na pré-temporada. Tentamos equilibrar. Vamos ter que girar jogadores porque daqui a 66 horas vamos jogar de novo. Temos que cuidar porque teremos jogos cada vez mais importantes”, disse.

    A noite foi de estreia para o zagueiro Ramos Mingo, os meio-campistas Erick e Rodrigo Nestor, e o atacante Erick Pulga. Ceni destacou a primeira partida dos novos tricolores.

    “O Erick estreia com gol nos primeiros toques, tem como característica do jogo aéreo, é fisicamente privilegiado. Nestor deu boa cadência, precisa de ajustes. Santiago tentou construir, teve personalidade, fisicamente está bem. E o Pulga fez o gol, entra na segunda etapa… Menino bom de trabalho, dedicado, mas precisa de ajustes na parte defensiva. Natural porque é o primeiro jogo da temporada”, explicou.

    O Bahia volta a entrar em campo no próximo domingo (26), às 16h, contra o Porto, pela quarta rodada do Campeonato Baiano.

    Foto: Catarina Brandão / EC Bahia

  • Estreia com goleada

    Estreia com goleada

    O Bahia estreou na Copa do Nordeste com uma goleada por 4×0 diante do Sampaio Corrêa na noite desta quinta-feira (23), na Arena Fonte Nova. Os gols do Esquadrão foram marcados pelos estreantes Erick e Erick Pulga, além de Luciano Rodríguez e mais um contra.

    A vitória e o saldo de gols deixam o Bahia na primeira colocação do Grupo B da competição regional.

    O jogo

    Estreando na temporada com o time principal, o Bahia iniciou a partida tomando a iniciativa. Após boas chegadas no ataque, especialmente pelo lado esquerdo, o Esquadrão abriu o placar aos 13 minutos, com gol do estreante Erick. O camisa 14 aproveitou o escanteio cobrado por Ademir para cabecear e o primeiro dele com a camisa do Bahia.

    Aos 21, Rodrigo Nestor, também estreante, arriscou de longe e a bola passou raspando o gol adversário. No final da primeira etapa, Ademir roubou a bola e ficou sozinho em frente ao goleiro. Ele serviu Luciano Rodríguez, que chegou finalizando para marcar o segundo do Esquadrão.

    O Bahia não demorou muito para ampliar ainda mais o placar. Aos 10, Ademir, de falta, botou a bola na área e o camisa 9 do Sampaio Corrêa cabeceou contra o próprio gol.

    Aos 36, Ademir, mais uma vez, participou de um lance de gol. Ele recebeu de Caio Alexandre e colocou a bola na área. Erick Pulga, que havia entrado no lugar de Biel, empurrou para o fundo do gol fazendo o quarto do Bahia.

    Rogério Ceni colocou em campo Danilo Fernandes; Kauã Davi, Kanu, Ramos Ming e Luciano Juba; Erick (Jean Lucas), Caio Alexandre (Acevedo) e Rodrigo Nestor (Everton Ribeiro); Biel (Erick Pulga), Ademir (Cauly) e Luciano Rodríguez.

    Na próxima rodada da Copa do Nordeste o Bahia enfrenta o Juazeirense, em Juazeiro. Antes, o Esquadrão ainda tem três compromissos pelo Campeonato Baiano.

  • Novos patrocinadores

    Novos patrocinadores

    O Esporte Clube Bahia SAF celebra dois acordos históricos com as empresas Viva Sorte Bet e Viva Sorte, que passam a integrar o time de patrocinadores do Esquadrão.

    O contrato com a Viva Sorte Bet, como patrocinadora master, é o maior já firmado na história do clube, enquanto a Viva Sorte, empresa de títulos de capitalização, assume a propriedade das omoplatas nos uniformes das equipes masculina, feminina e de base.

    Ambas as parcerias têm duração de dois anos e simbolizam um novo capítulo de crescimento e inovação.

    A parceria com a Viva Sorte Bet, plataforma de apostas esportivas on-line inclui, pela primeira vez, o patrocínio máster na equipe feminina do Bahia, destacando o compromisso do Clube com a valorização da categoria.

    A marca estará estampada na parte frontal dos uniformes de jogo e treino, além de aparecer em painéis de LED no estádio, backdrops, placas no centro de treinamento e diversas ações de marketing que conectam os torcedores ao Esquadrão.

    Já a Viva Sorte, com mais de 15 anos de atuação e sediada em Londrina–PR, terá sua logomarca exibida nas omoplatas dos uniformes.

    A empresa, referência no mercado de capitalização, é reconhecida por transformar a vida de seus clientes por meio de sorteios de prêmios, consolidando sua presença como uma marca que alia inovação e oportunidades.

    Além da exposição nos uniformes, a parceria incluirá também ações promocionais desenvolvidas em conjunto com o Clube.

    Com estas parcerias, o Bahia reafirma sua posição como uma das marcas esportivas mais relevantes do Brasil, destacando sua capacidade de atrair grandes investimentos e de ser uma plataforma poderosa para marcas que desejam se conectar com públicos diversos e engajados.

    O contrato histórico com a Viva Sorte Bet e a inclusão da Viva Sorte no portfólio de patrocinadores representam um marco estratégico e promissor, reforçando a conexão entre esporte e entretenimento em diferentes segmentos.

  • Primeiro jogo

    Primeiro jogo

    O treinador Rogério Ceni contará com 24 jogadores para a estreia na Copa do Nordeste de 2025.

    Quatro, dos seis contratados, estão relacionados e poderão estrear com a camisa do Tricolor.

    Outra novidade da lista é a presença do jovem Kauã Davi, titular do time nos primeiros jogos do estadual.

    O zagueiro Gabriel Xavier, com dores no joelho, segue em tratamento. Outras ausências serão as do lateral direito Arias e o meio-campista Michel Araujo, ambos com lesão na coxa. Além do lateral esquerdo Iago Borduchi, em transição.

    Confira a lista:

    Marcos Felipe, Danilo Fernandes e Denis Júnior
    Kauã Davi, Luciano Juba e Gilberto
    Kanu, Marcos Victor e Ramos Mingo
    Cauly, Jean Lucas, Yago Felipe, Everton Riberio, Caio Alexandre, Rezende, Erick, Rodrigo Nestor, Nico Acevedo
    Ademir, Biel, Everaldo, Tiago, Luciano Rodríguez e Erick Pulga

  • “Conquistar meu lugar”

    “Conquistar meu lugar”

    Temporada nova, caras novas. As Mulheres de Aço têm nove reforços para 2025, entre elas a zagueira Camila Barbosa. Paraguaia, com passagens pela seleção do país, a atleta fala fluentemente o português, apesar de nunca ter jogado no Brasil.

    Camila explica que é filha de pai brasileiro e morava perto da fronteira com o Brasil, por isso tem familiaridade com a língua. Ao se apresentar no Esquadrão, a atleta falou um pouco sobre o que espera encontrar no futebol brasileiro.

    “Sou jogadora da Seleção Paraguaia, vim do Olímpia. Sou zagueira, também me usaram muito como lateral. No início, eu fui meio campista. Aqui espero conseguir mais agilidade também, velocidade, ganhar muitas coisas que, bom, ganhei muita experiência no Paraguai, mas aqui no Brasil o futebol já é um pouquinho melhor que no Paraguai, até pela competência a gente já vê. Então, eu espero fazer um bom papel aí e conquistar o meu lugar aqui”, projetou.

    No clube desde o início de janeiro, quando o elenco se reapresentou, Camila elogiou o que encontrou no Bahia e a receptividade do povo baiano.

    “A impressão foi ótima, foi muito bem recebida. O pessoal aqui é muito bacana, já tinha escutado que o pessoal do Bahia é muito receptivo, aceita bastante as coisas, sempre está tentando progredir”, comentou.

  • Nota de pesar

    Nota de pesar

    O Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade a amigos e familiares de Eladio Gomes da Silva, torcedor fanático do Esquadrão.

    Ex-conselheiro do Esquadrão, Eladio era vizinho da Fonte Nova, já que decidiu viver nas proximidades de onde jogava o clube do coração.

    Em texto enviado pelo neto Rafael, Eladio é descrito como responsável por formar como tricolores diferentes gerações da família. (Leia a íntegra abaixo).

    “Ah, o Sr. Eladio Gomes da Silva, torcedor ímpar do grande Esporte Clube Bahia. Homem responsável por fazer uma família toda tricolor de aço, e aí de quem não fosse.

    Conselheiro do Bahia há mais de uma década , fazia questão de levar filhos e netos à Fonte Nova para mostrar a imensidão de ser Bahêa. Foi presente no estádio da sua juventude até o seus 80 anos, com orgulho de ser sócio do maior clube do Nordeste, o Esporte Clube Bahia.

    Dia de jogo na Fonte Nova era algo inegociável para ele. Nada era tão importante a não ser ver o Esquadrão em campo. Quem marcasse algum compromisso na hora do jogo teria sua ausência, pois o Esporte Clube Bahia iria entrar em campo e o seu pensamento e coração vibravam por esse momento, e nada poderia desviar a sua atenção.

    O que falar de um homem que decidiu, há mais de 60 anos comprar um apartamento na rua Arquimedes Gonçalves, no Campo da Pólvora, pelo simples fato de ser do lado da Fonte Nova, onde ele poderia ir andando, sem nenhum tipo de contratempo. Apartamento este que tem como vista do seu quarto, o estádio onde joga o Bahia. Pertinho assim, ele viveu tantas glórias com o nosso Bahia e criou um legado tricolor, referência de torcedor do Esquadrão perante sua família e amigos.

    Ah, Sr. Eládio deixará saudades. Aquele lugar que você sentava para assistir um dos seus maiores amores terá um vazio silencioso, engolido pelo grito da torcida, já que Ninguém nos vence em vibração.

    Agora em diante, o senhor se torna mais uma estrela que compõe nossa linda camisa azul , vermelha e branca. Tenha certeza que seu amor pelo Esporte Clube Bahia irá passar por gerações e gerações e todos irão lembrar que tudo começou com o senhor.”