Categoria: DIVISÃO DE BASE

  • Brasileiro sub-20

    Brasileiro sub-20

    Os Pivetes de Aço continuam a jornada do Campeonato Brasileiro sub-20 nesta quarta-feira (2). A partir das 15h, a equipe tricolor enfrenta o Atlético-MG, no SESC Alterosas, pela quarta rodada da competição.

    A equipe vem de um bom resultado. Na semana passada, com gol de Sidney, os tricolores bateram o Athletico Paranaense por 1 a 0 no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana.

    O técnico Léo Galbes relacionou 20 jogadores para a partida. Confira:

    Goleiros: Victor e Iuri
    Laterais: Lucyan, Zé Guilherme, Daniel Lima e Roger Ruan
    Zagueiros: Gerald, Daniel e Dodô
    Meio-campistas: Sidney, Wendel, David Martins, Roger, Saymon, Guilherme e Pedrinho
    Atacantes: Gustavo Ulguim, João Andrade, Juninho e Erick Cauan

    Foto: Catarina Brandão / EC Bahia

  • Vantagem construída

    Vantagem construída

    O Bahia goleou o Juventude-MA por 6 a 1, nesta terça-feira (1), em partida válida pelo jogo de ida das quartas de finais da Copa do Brasil sub-17. A partida foi disputada no CT Evaristo de Macedo. Palinha, Anthony, Andrew, Ryan Nascimento e Richarllyson, duas vezes, marcaram para os Pivetes de Aço.

    Com o resultado, o Bahia pode até perder quatro gols de diferença, que ainda assim avançará para as semifinais da competição.

    A partida de volta será no dia 15 de abril, no Estádio Municipal Marcos Pinheiro Neto, em São Mateus do Maranhão. O vencedor do confronto enfrenta quem avançar no duelo entre São Paulo e Sport.

    O jogo

    Os Pivetes de Aço tentaram impor seu ritmo de jogo desde os primeiros momentos. Eles marcaram o primeiro com Palinha, aos 28, após boa trama ofensiva.

    Aos 44, Richarlysson aproveitou o bate-rebate na defesa e chutou com estilo para marcar o segundo do Bahia. O Esquadrão ficou com 10 nos minutos finais da primeira etapa, após expulsão de João Henrique.

    No segundo tempo, o Bahia seguiu seu ímpeto ofensivo mesmo com um homem a menos, mas logo aos 7, as duas equipes ficaram com dez após expulsão do lateral Jean Carlos. Na cobrança da falta que originou a expulsão, Anthony marcou o terceiro, após jogada ensaiada com cruzamento de Santana. Aos 13, Edenilson diminuiu para a equipe maranhense.

    Aos 20, Lyan fez grande jogada pela direita e cruzou para Richarllyson marcar o quarto.

    Os Pivetes de Aço seguiram em busca de mais gols e marcaram o quinto. Andrew recebeu de Kaio, passou pelo goleiro e marcou mais um: 5 a 1. Aos 44, Ryan Nascimento chutou de fora da área com estilo para marcar o sexto.

    O Bahia jogou com Fabio, Paulinha, Diego Silva, Ruan Victor e Santana (Victor Guilherme); Anthony (Emerson), João Henrique, Pedro Paulo (Emmanuel); Lyan (Ryan Nascimento), Richarllyson (Kaio Pessan) e João Farias (Andrew). Técnico: Léo Mendes

    Fotos: Rafael Rodrigues/Ec Bahia

  • Quartas de final

    Quartas de final

    O time sub-17 do Bahia volta a entrar em campo nesta terça-feira (1º) pela Copa do Brasil da categoria. A partir das 15h, no CT Evaristo de Macedo, os Pivetes de Aço vão enfrentar o Juventude-MA, pela primeira partida das quartas de final.

    Assim como nas oitavas, a eliminatória será de duas partidas. A decisão vai ocorrer no próximo dia 15 de abril, em São Mateus do Maranhão.

    Para a partida inicial, o técnico Leonardo Mendes convocou 22 atletas. Confira a lista:

    Goleiros: Fábio e Jonathas
    Laterais: Gabriel Felipe, Palinha e Victor Guilherme
    Zagueiros: Ruan Victor, Santana, Bruno Ricardo e Diego Silva
    Meio-campistas: Pedro Paulo, João Henrique, Jefte Levy, Emerson, Andrew, Kaique, Emmanuel e Anthony
    Atacantes: João Farias, Lyan, Kaio Pessan, Ryan Nascimento e Richarllyson

    Foto: Letícia Martins / EC Bahia

  • Com pé direito

    Com pé direito

    Os Pivetes de Aço venceram a Jacuipense por 5 a 1, na estreia do Campeonato Baiano Sub-20, no CT Evaristo de Macedo, e largou na frente no grupo A.

    Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o SSA, no sábado (5), no Estadio Municipal Reitor Edgard Santos, em Simões Filho.

    Antes disso pelo Campeonato Brasileiro da categoria, os Pivetes de Aço enfrentam o Atlético-MG, na quarta-feira (2), no Sesc Venda Nova.

    A partida marcou a estreia dos novos uniformes do Tricolor, produzidos pela Puma, e do novo campo de grama sintética do CT.

    O jogo

    O Bahia começou dominando as ações. Aos 6, Gustavo Ulguim sofreu pênalti. João Andrade cobrou e marcou o primeiro.Aos 23, o Bahia trocou passes e após enfiada de João Andrade, Ulguim quase ampliou.

    Aos 26, David Martins encontrou João Andrade, que passou pela defesa e devolveu para David ampliar: Bahia 2 a 0. Aos 36, após cruzamento na área, Gerald marcou o terceiro.

    No segundo tempo, o Bahia chegou ao quarto com Juninho, após completar bela jogada de João Andrade aos 18. Aos 37, Crystian diminuiu para a Jacuipense.

    Nos acréscimos, Roger recebeu de João Andrade, passou pelo goleiro e serviu Pedrinho que marcar o quinto e dar numeros finais à goleada dos Pivetes de Aço.

    O Bahia jogou com Iuri, Lucyan (Roger Ruan), Gerald (Roger), Dodô (Saymon) e Daniel Lima (Santana); Daniel, David Martins (Pedrinho), Guilherme, Kisner; Gustavo Ulguim (Juninho) e João Andrade. Técnico: Leonardo Galbes.

    Fotos: Catarina Brandão/EC Bahia

  • Copa do Brasil sub-17

    Copa do Brasil sub-17

    Após passar pelo Fortaleza, o time sub-17 do Bahia já sabe que o Juventude-MA será o seu adversário nas quartas de final da Copa do Brasil sub-17.

    A primeira partida vai acontecer na próxima terça-feira (1º), às 15h, no CT Evaristo de Macedo. Já o segundo jogo será no dia 15 de abril, às 15h30, no estádio Pinheirão, em São Mateus do Maranhão.

    Na última terça-feira (25), os Pivetes de Aço golearam o Fortaleza por 4 a 1 no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e garantiram continuidade na competição nacional.

    Foto: Letícia Martins / EC Bahia

  • Deu Pivetes de Aço!

    Deu Pivetes de Aço!

    O Bahia venceu o Athletico-PR por 1 a 0, nesta quarta-feira (26), no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20.

    Com o resultado, os Pivetes de Aço somam os primeiros 3 pontos na competição. Os gols foram marcados por Sidney, aos 50 segundos. Com o resultado, os Pivetes de Aço agora ocupam a 11° posição na competição.

    A equipe Sub-20 volta a campo pela competição nacional na próxima sexta-feira (4), quando enfrenta o Atlético-MG, na Arena Jacaré, em Sete Lagoas-MG.

    Antes disso, os Pivetes de Aço estreiam no estadual da categoria, no próximo sábado (29), diante da Jacuipense, às 9h, no CT Evaristo de Macedo.

    O jogo

    Antes de 1 minuto, Sidney pegou a sobra e experimentou de fora da área para abrir o marcador: Bahia 1 a 0. Aos 12, Ulguim exigiu grande defesa do goleiro Matheus Soares, da equipe paranaense.

    Aos 19, Roger levantou na área e Ulguim, de novo, quase ampliou. A blitz do ataque seguiu no minuto seguinte, e após bela jogada de David Martins, Roger Ruan cruzou e Pedrinho acertou o travessão. Aos 49 foi a vez de Juninho exigir nova defesa do goleiro do time paranaense.

    No segundo tempo, quase o Bahia repetiu o começo do jogo. David Martins recebeu na área, limpou a marcação e quase marcou. A pressão seguiu e aos 4, Ulguim, de cabeça, parou no goleiro.

    O Bahia seguiu com domínio das ações. Aos 33, Victor Barbosa chutou com perigo e quase marcou o segundo. Aos 41, Roger cobrou falta no ângulo e o goleiro Matheus Soares fez grande defesa.

    Os Pivetes de Aço jogaram com Victor, Roger Ruan (Lucyan), Fredi, Dodô e Daniel Lima (Saymon); Sidney, David Martins, Roger (Guilherme); Pedrinho (Daniel), Gustavo Ulguim (Victor Barbosa) e Juninho (João Andrade). Técnico: Leonardo Galbes.

    Fotos: Rafael Rodrigues/EC Bahia

  • No Joia

    No Joia

    Os Pivetes de Aço voltam a jogar nesta quarta-feira (26) pelo Campeonato Brasileiro sub-20. Às 15h, o Bahia vai enfrentar o Athletico-PR, no Joia da Princesa, pela terceira rodada da competição nacional.

    A equipe comandada pelo técnico Leonardo Galbes entra em campo com apoio da Nação e poderá contar com Fredi, Dodô, Sidney, David Martins, Juninho e Gustavo Ulguim, que serviram na equipe profissional na semana passada e estão à disposição.

    Para a partida, foram relacionados 23 atletas. Confira a lista:

    Goleiros: Victor, Iuri e Eduardo Felype
    Laterais: Daniel Lima, Roger Ruan, Jefferson e Lucyan
    Zagueiros: Dodô, Daniel, Fredi
    Meio-campistas: Sidney, Roger, Saymon, Kisner, Guilherme, Pedrinho, David Martins e João Matias
    Atacantes: João Andrade, Gustavo Ulguim, Erick Cauan, Victor Barbosa e Juninho

  • Classificados!

    Classificados!

    O Bahia está classificado para a próxima fase da Copa do Brasil sub-17! Na tarde desta terça-feira (25), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, os Pivetes de Aço golearam o Fortaleza por 4 a 1, revertendo a desvantagem da derrota por 1 a 0 no primeiro jogo. Os gols do Bahia foram marcados por Lyan, João Henrique, Richarllyson e João Farias.

    A equipe comandada pelo técnico Léo Mendes vai saber o seu adversário nas quartas de final após a conclusão de todos os jogos desta fase.

    O placar para mudar não desanimou os Pivetes de Aço, que entraram desde o início buscando o ataque e marcando o adversário com força. A premiação por tamanha dedicação veio aos 37 minutos. Em uma linda jogada individual, Lyan passou por quatro defensores e tocou na saída do goleiro para abrir o placar.

    A pressão da torcida adversária não intimidou a equipe, que continuou buscando situações para marcar e se posicionando bem para evitar as investidas do Fortaleza. No segundo tempo, aos 17, João Henrique fez um grande esforço para ficar com a bola, avançou pelo lado esquerdo, invadiu a área e bateu para o fundo da rede.

    Dono da vantagem, o Bahia teve mais espaço no ataque e assim surgiu o terceiro gol. De fora da área, Richarllyson mandou um belo chute colocado para balançar a rede e aumentar a festa no PV.

    Não demorou e veio o quarto. Aos 34, João Farias recebeu na entrada da área, girou e bateu rasteiro para vencer o goleiro rival e concluir o marcador.

    O time escalado por Léo Mendes foi o seguinte: Fábio; Palinha, Diego Silva, Santana e Victor Guilherme (Ruan Victor); Pedro Paulo, João Henrique (Ryan Nascimento) e Kaique (Anthony); Lyan (Richarllyson), Andrew e Ricardo (João Farias).

  • Nossa base no Baianão

    Nossa base no Baianão

    Além da comemoração pela conquista do 51° título estadual, o Esquadrão encerrou o Campeonato Baiano com outra marca importante dentro do planejamento para temporada.

    Nesta temporada, sob comando do treinador Rogério Ceni, o clube dobrou o número de atletas com idade sub-20 dentro das quatro linhas.

    Além da participação dos Pivetes de Aço nas três primeiras rodadas, um jogo a mais que 2024, o técnico utilizou 06 jogadores nascidos até 2005.

    Ano passado, por exemplo, foram apenas 03 (nascidos até 2004).

    Temporada 2025: Fredi, Tiago, Ruan Pablo, Juninho, Dell e David Martins

    Temporada 2024: Jota, Sidney e Roger

    Além deles e Gabriel Xavier, outros 15 atletas com passagem pela base do Tricolor foram utilizados este ano.

  • Revés fora de casa

    Revés fora de casa

    Em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro sub-20, o Bahia foi superado pelo Palmeiras por 2 a 1 na Arena Barueri na tarde desta sexta-feira (21). O único gol dos Pivetes de Aço foi marcado por Pedrinho.

    Na próxima quarta-feira (26), às 15h, os Pivetes de Aço vão enfrentar o Athletico Paranaense pela terceira rodada da competição.

    Os Pivetes de Aço buscaram o ataque desde o início da partida e foram premiados com o primeiro gol aos 21 minutos. Na jogada, Roger deu bom passe para Pedrinho, que avançou em velocidade pelo lado esquerdo e tocou na saída do goleiro adversário.

    Aos 31, a equipe acabou sofrendo o empate, mas seguiu buscando a meta do Palmeiras. Logo no minuto seguinte, Pedrinho recebeu passe em profundidade e ficou de frente para o goleiro, mas a finalização acabou sendo defendida.

    Na segunda etapa, aos 31 minutos, o zagueiro Gerald acabou expulso após uma falta na proximidade da área. Na cobrança, o Palmeiras marcou o segundo gol.

    A equipe comandada pelo técnico Leonardo Galbes atuou com Victor; Roger Ruan (Lucyan) Fredi, Dodô e Daniel Lima (Gerald); Daniel, Sidney e Roger (João Andrade); Gustavo Ulguim (Saymon), Pedrinho (Erick Cauan) e Juninho (Victor Barbosa).

    Foto: @jpfotos.esportes